CASES

CBA – Construindo uma nova relação entre o capital e o trabalho

Companhia Brasileira de Alumínio

A Companhia Brasileira de Alumínio, empresa produtora de mais de 475 mil toneladas/ano de alumínio primário e com aproximadamente 5.000 colaboradores, passando a integrar o portfólio da Votorantim Metais em 2009.

Desde então, sua gestão vem sendo alinhada ao Sistema de Desenvolvimento Votorantim e ações como impregnar os colaboradores com os valores, assegurar melhor aproveitamento do capital Humano, garantir número necessário de pessoas com perfil adequado de Liderança e desenvolver a cultura voltada para Gestão de Pessoas vêm sendo colocadas em prática.

A HGM Consultores em parceria com a CBA implementou um Programa de Gestão Participativa, em que cerca de 500 líderes foram treinados, com o objetivo de ampliar a visão da liderança quanto a importância de seu papel como comunicador, de fortalecer o papel de representatividade da liderança para maior coesão com a equipe visando a harmonização do ambiente de trabalho e fazer com que a liderança promova ações de mudança positiva de atitude.

Depoimento
 “A experiência e parceria da HGM foi determinante para superarmos nossas expectativas em relação a implantação de nosso programa de desenvolvimento da liderança, com destaque especial para o ciclo de diálogos coletivos  que proporcionou uma maior proximidade e envolvimento de nossos lideres com as equipes nos assuntos do dia a dia.”

Silvio Smolii – Coordenador DHO - Compensação, Organização e Relações Trabalhistas

 

Empresas do Vale do Paraíba – Investimento nas Lideranças Internas

Pilkington
 
GESTAMP

Várias empresas do ramo de autopeças na região do Vale do Paraíba em São Paulo, entre elas a Pilkington, Eaton, Plastic Omnium, Gestamp e Cebrace investiram em 2010 no desenvolvimento das lideranças internas, tendo como objetivo uma melhoria nas comunicações internas, visão mais estratégica dos processos de negociações coletivas e o papel das lideranças na relação capital-trabalho.  Esta sensibilização e investimento das empresas estão proporcionando um fortalecimento na região, minimizando a interferência de terceiros na gestão das empresas e garantindo uma continuidade dos processos. Aliado a este investimento, várias medidas de proteção aos processos produtivos, clientes e patrimônio físico foram implementadas contando com o know how e experiência dos consultores da HGM.

Depoimento
"A HGM trouxe para a Pilkington, as modernas tendências nas relações trabalhistas e a valorização das relações humanas. Com certeza, podemos dizer que nossas lideranças estão muito mais preparadas para enfrentar os desafios de uma indústria de manufatura, sem jamais esquecer da valorização das nossas pessoas".
Ana Lúcia Souza  – Gerente de Recursos Humanos da Pilkington Brasil

“Uma consultoria competente e séria. Conhece a linguagem do chão de fábrica e da representação sindical, podendo preparar os gestores para o correto convívio desta realidade que cresce em nosso país.”
Cláudio Issao – Gerente de Recursos Humanos da Metalbages – Gestamp do Brasil

 

ThyssenKrupp – Evolução das relações internas

ThyssenKrupp

A ThyssenKrupp, unidade de Campo Limpo Paulista, implantou há 10 anos, com absoluto sucesso, o Programa de Gestão Participativa, com base no diálogo aberto entre lideranças e equipes, onde todos os questionamentos coletivos dos colaboradores são identificados e esclarecidos pela empresa em curto prazo.

No 1º ciclo de encontros realizado foram identificados mais de 1.200 questionamentos. Com o desenvolvimento das lideranças internas, envolvimento das áreas de apoio e do RH e, em especial pelo comprometimento da alta gerência, o último ciclo de  encontros realizado entre os meses de agosto a outubro/2010 contou apenas com 184 questionamentos. 

Hoje, qualquer problema é tratado diretamente pelo líder de equipe, de forma ágil e eficaz, minimizando qualquer ingerência de terceiros nos assuntos internos da empresa no que se refere à relação capital-trabalho.