INTERAÇÃO

Fórum Mundial de Negociação

VOLTAR

Por Heli Gonçalves Moreira

Sócio-diretor da HGM Consultores

Outubro/ 2008

 

 

HGM Consultores participou do Fórum Mundial de Negociação promovido pela HSM em São Paulo, no último dia 23 de setembro, apresentando e debatendo com um grupo seleto de altos executivos de empresas de renome no cenário nacional, um modelo capaz de suportar os representantes patronais em situações de alto impacto e risco para as organizações.

 

Liderando Negociações de Sucesso - Um modelo brasileiro prático e eficaz toda empresa moderna minimamente organizada formula políticas e estratégias e desenvolve ações no sentido de preservar sua imagem, atrair e manter mão de obra de qualidade e alcançar os resultados planejados.

 

Entretanto, apesar de todo este esforço, muitas vezes as empresas são surpreendidas por ações de forças organizadas da sociedade que denigrem seus valores organizacionais e assediam seus patrimônios, colocando em riscos seus negócios.

 

Um planejamento estratégico de negócios eficaz deve contemplar um conjunto de ações, visando proteger a empresa para situações de alta complexidade e impacto, que podem ocorrer a qualquer momento:

 

• Identificação clara dos grupos de força da comunidade e definição do tipo de relacionamento mais apropriado com cada um, considerando os graus de confiança e compromisso necessários.

 

• Construção de uma agenda positiva com cada grupo de força, criando uma condição de respeito e confiança mútua.

 

•Prática de um diálogo permanente e estruturado, visando antecipar-se a eventuais demandas e conflitos.

 

•Estabelecimento de um programa de comunicação estruturada por meio do qual as mensagens emanadas da direção sejam entendidas e assimiladas, em consonância com suas estratégias de negócios.

 

•Identificação, preparação e comprometimento das lideranças internas e colaboradores com os valores organizacionais.

 

•Formulação de um plano de contingências capaz de minimizar os efeitos de eventuais conflitos coletivos e ataques aos patrimônios da empresa.

 

•Estar atento às novas fontes de poder asseguradas aos grupos de força em decorrência de novas leis e procedimentos proporcionados por um governo com tendências socialista sindical.

 

O modelo estratégico da HGM, testado com sucesso, na prática ao longo de mais de vinte anos, contempla este conjunto de ações e outras complementares, de modo a suportar os líderes empresariais e seus prepostos no enfrentamento de situações que fogem à rotina das empresas.


Compartilhe:  Bookmark and Share