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Oportunidades resultadas da crise

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Hoje em dia, o que mais ouvimos é sobre a crise e os problemas financeiros do país. Aumento de impostos, alto preço da gasolina, bens de consumo cada vez mais caros, isso sem falar das empresas que demitem cada dia mais funcionários, tentando reduzir custos e cortar gastos, e as pessoas que decidiram economizar enquanto tudo isso não passa.

Nessa situação, devemos frear bruscamente todos os nossos planejamentos e metas? Uma vez, me deparei com a seguinte situação, em que um conhecido disse:

“Com essa crise, ficarei quieto aqui no meu canto, sem gastar com coisas que julgo desnecessárias, como propaganda e minha motivação pessoal. Terei que cancelar comissões e cortar todo e qualquer treinamento de investimento”.

Eu respondi para ele que sim, podemos cortar gastos, mas racionalmente e não emocionalmente. Algumas coisas não são despesas e sim investimento. Treinar pessoal em época de crise é o melhor a se fazer, gerando o maior custo benefício. Neste momento difícil, devemos buscar um diferencial e sair na frente da concorrência.

A maioria dos empresários e comerciantes investe em propaganda e se esquece do marketing pessoal. De que adianta receber o cliente e não fechar o negócio?

Vamos falar um pouco sobre estatística no atendimento. As empresas perdem em média seus clientes devido a:

- 1% morrem

- 3% se mudam

- 5% adotam novos hábitos

- 9% acham o preço alto demais

- 14% estão desapontados com a qualidade dos produtos e serviços

- 68% estão insatisfeitos com a atitude do pessoal de atendimento e vendas.

E como perder o mercado?

- Os clientes falam em média para 22 pessoas da sua insatisfação.

- De cada 27 clientes que experimentam um mau serviço, 26 não reclamam.

- Somente 4% das reclamações de clientes descontentes chegam aos ouvidos de uma empresa típica.

- Os outros 96% escapolam e 91% dos que vão não voltam mais.

- Todo mundo é seu cliente.

Entre um serviço e um bom serviço, a diferença pode ser em perder o cliente ou encantá-lo. “Toda manhã na África uma gazela acorda”. Ela sabe que deverá correr mais do que o leão ou morrerá. Quando o sol nasce, não importa se você é um leão ou uma gazela. É melhor que comece a correr. Isso significa que a cri$e pode ser boa ou ruim… Depende da maneira que nós encaramos os desafios.


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