PÁGINA RÁPIDA

Farol RTS - Riscos Trabalhistas, Sindicais e Sociais

VOLTAR

A direção para um caminho certo

Em uma lembrança superficial, a Copa do Mundo parece trazer à mente somente os momentos bons e de euforia. Mas, assim como com a seleção brasileira, os números não ficaram do lado da economia e da indústria, onde, inclusive, até setores como turismo e hotelaria sofreram gols, pois não atingiram a taxa de ocupação que esperavam.

 

A euforia coletiva, oriunda da Copa, foi deixada no gramado do Mineirão, e de lá não saiu. E, do estádio para a rua, entrou em campo (ou retornou) um outro estado de espírito, resultando em manifestações e ônibus queimados.

 

O Brasil foi pego de surpresa? Ou melhor, o Brasil continuará sendo pego de surpresa? Todos os grandes contratempos encontrados até agora, seja no Mundial de Futebol, seja em outros acontecimentos, já mostravam sintomas que acusavam uma crise eminente. Estádios ficando prontos dias antes do início do evento, superfaturamento e acidentes em obras, manifestações populares, reformas superficiais de aeroportos… e, em um futuro próximo, a população irá enfrentar crises que já são anunciadas, como a escassez de água em São Paulo, falhas nos sistemas de transportes e as Olimpíadas do Rio em 2016.

 

Os sintomas já estão todos aí e são latentes. Qualquer um pode vê-los e tentar fazer algo a respeito. Entretanto, nem todos sabem o que e como fazer algo. Um barco, prestes a naufragar e cheio de tripulantes, até mesmo com uma distância de apenas 200 metros do cais, continuará sendo uma tragédia se a tripulação não saber nadar - ou não saber para qual direção nadar.

 

O Brasil nada mais é do que um reflexo dos macro e micro acontecimentos de ruas, bairros, cidades e Estados de todo o seu território, de casas, prédios, empresas, escritórios, companhias e fábricas. Em sua devida proporção, as medidas para localizar e evitar as crises do País podem ser as mesmas para as do mundo corporativo.

 

A HGM Consultores, com seus 26 anos de experiência nas Relações Capital-Trabalho, entende como uma de suas principais missões, mapear o ambiente de trabalho das empresas e, a partir de 9 fatores fundamentais do dia a dia, focalizar o farol, direcionando o caminho certo e as medidas a serem tomados para ultrapassar momentos de crise e, a partir daí, trocar a sobrevivência pela prosperidade.

 

 

O Farol RTS é um serviço inédito da HGM Consultores.

 

 


Compartilhe:  Bookmark and Share